APA da Mantiqueira - 25 anos

A Área de Proteção Ambiental (APA) Federal da Serra da Mantiqueira completa 25 anos no dia 3 de junho. Em homenagem às Bodas de Prata da APA, publicaremos, aqui (Ambiente Regional ) e na Folha Fluminense, uma série de artigos assinados por alguns dos protagonistas dessa história.

Criação da APA da Mantiqueira: Preâmbulo

Artigo publicado no blog "Ambiente Regional " em 25/05/2010
e no jornal Folha Fluminense

Fazia algum tempo que a Kiki (Maria Cristina Cunha Bueno), depois de morar por sete anos aqui na Santa Clara, havia se mudado para São Paulo com o intuito de ver os filhos complementarem seus estudos. Bons amigos, mantínhamos contato e ocasionalmente nos visitávamos. Sempre presente em nossas conversas a região de Visconde de Mauá e o desejo de ver preservados seus encantos e belezas. Compartilhávamos com inúmeros outros companheiros imigrantes a admiração por esta parte da Mantiqueira que então acelerava o seu desenvolvimento e cada vez mais atraia visitantes e turistas.

Cabe dizer que Kiki sempre foi pessoa muito bem relacionada e foi por intermédio dela que vim a conhecer um maravilhoso livro sobre a história das famílias e da arquitetura rural do Vale do Matutu em Aiuruoca, MG. O autor, José Pedro de Oliveira Costa (fundador da SOS Mata Atlântica e ex-secretário de Meio Ambiente de São Paulo), era um de seus bons amigos e batalhador destacado da preservação ambiental. Em São Paulo, Kiki ficou sabendo que ele estava trabalhando em projetos de unidades de conservação em São Paulo e depois junto ao governo federal. Foi no reencontro com José Pedro que ela soube que ele e sua equipe haviam conseguido a implantação da APA da Mantiqueira durante o governo de José Sarney.

Recebi a noticia com euforia e pouco tempo depois chegava às minhas mãos correspondência do José Pedro com as muitas páginas do decreto presidencial que criava a Área de Proteção Ambiental da Serra da Mantiqueira.

Ao encontrar o Lino Matheus em Resende fui emocionado contar a novidade. Rapidamente o Lino reproduziu em xerox o tal decreto e passamos a disseminar a novidade para todos.

No meio desse ano - junho de 1988 - o Centro de Atividades Culturais Galpão Maringá ao realizar o seu evento anual de artes, o Salão de Inverno de Visconde de Mauá introduziu nele a temática ambiental e a mostra recebeu o nome de ARTECOLOGIA. Diversas palestras, debates e reuniões de grupos interessados movimentaram o Galpão. Um dos grupos temáticos era sobre a APA da Mantiqueira e os participantes deliberaram pela criação de uma entidade para a defesa e proteção ambiental na região. Essa entidade receberia o nome de FEDAPAM . Lino Matheus e Edgar Kuhlmann foram os articuladores principais.

Zé Tavares